Jair Bolsonaro se recupera de cirurgia e volta ao centro do noticiário político.

Jair Bolsonaro se recupera de cirurgia e volta ao centro do noticiário político.

Politica

Cirurgia de 12 horas e estado de saúde estável

O ex-presidente Jair Bolsonaro, de 70 anos, passou por uma cirurgia delicada no dia 13 de abril de 2025 no Hospital DF Star, em Brasília. A equipe médica realizou a correção de aderências intestinais e reconstruiu a parede abdominal — problemas que surgiram como consequência do atentado a faca sofrido em 2018.

De acordo com boletim oficial divulgado em 15/04, Bolsonaro se encontra em recuperação estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele já caminha com auxílio de andador, realiza sessões de fisioterapia e segue sem complicações. Entretanto, a previsão de alta ainda não foi confirmada.

Vídeo divulgado nas redes sociais mostra Bolsonaro em recuperação

Em vídeo recente publicado em suas redes, Bolsonaro aparece caminhando com esforço, mas em aparente bom humor. A publicação gerou reações positivas entre seus apoiadores, que organizaram vigílias e correntes de oração em diversas partes do país.

 Situação política continua delicada

Mesmo hospitalizado, Bolsonaro segue envolvido em processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Em especial, ele é investigado por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado entre os anos de 2022 e 2023.

Em 26 de março de 2025, a Primeira Turma do STF determinou o envio de novas diligências após revelações obtidas por meio da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Além disso, o ex-presidente segue inelegível até 2030, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, sob acusação de abuso de poder político durante o pleito de 2022.

 Bolsonaro tenta manter base mesmo afastado

Antes da internação, Bolsonaro estava em agenda política no Nordeste. Mesmo impedido de concorrer, ele tenta manter influência sobre aliados e apoiadores, visando as eleições municipais de 2024 e as próximas disputas estaduais.

Seu partido, o PL, aposta no ex-presidente como “líder moral” da direita, mesmo diante de crescente pressão jurídica e queda de aprovação entre setores moderados.

 Conclusão

Enquanto se recupera da cirurgia e aguarda novos desdobramentos jurídicos, Jair Bolsonaro volta a ocupar espaço central no noticiário brasileiro. A mistura de política, saúde e investigação transforma abril de 2025 em mais um capítulo decisivo para seu legado — e para o futuro da direita no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *